Voltar

ENSINO RELIGIOSO
Como todo o ser humano necessita ser preparado para o exerccio de falar esta ou aquela lngua, comer, dormir, caminhar, vestir-se, tambm o dado religioso necessita ser desenvolvido e educado. Negar ou omitir isso seria negar e omitir um dado antropolgico cultural - substrato de cada cultura e patrimnio da humanidade. Joo Paulo II j afirmava que ?a educao da conscincia religiosa um direito da pessoa humana. O jovem exige ser encaminhado para todas as dimenses da cultura e quer tambm encontrar na escola a possibilidade de tomar
conhecimento dos problemas fundamentais da existncia?.
O Ensino Religioso, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), n9.394/96, alm de ser ?parte integrante da formao bsica do cidado?, assume o carter de inter-religiosidade, sendo o responsvel para apresentar o Transcendente nas diferentes culturas e tradies religiosas, considerando a diversidade existente no Brasil, sendo a ele, terminantemente proibido qualquer forma de proselitismo a favor desta ou daquela crena.
O Ensino Religioso est organizado de forma a contemplar, atravs de seus contedos, os seguintes campos de estudo organizadores:
Culturas e Tradies Religiosas - de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, a Histria das Culturas e Tradies Religiosas ? o estudo do fenmeno religioso luz da razo humana, analisando questes como: funo e valores da tradio religiosa, relao entre tradio religiosa e tica, teodicia (parte da metafsica que trata de Deus, de sua existncia e de seus atributos), tradio religiosa natural e revelada, existncia e destino do ser humano nas diferentes culturas?. (FONAPER, 2006, p. 33).
As Escrituras Sagradas e/ou Tradies Orais - de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, ?so os textos que transmitem, conforme a f dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelao, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistrios e sua vontade, dando origem s tradies. E esto ligados ao ensino, pregao, exortao e aos estudos eruditos?. (FONAPER, 2006, 1998, p.34).
As Teologias - afirmaes e conhecimentos sobre o Transcendente organizados e sistematizados.
Os Ritos - englobam as prticas celebrativas das diferentes culturas e tradies.
O Ethos - a forma da moral humana na busca de fins e significados nas questes de alteridade, valores e limites.
Estes campos de estudo esto pedaggica e metodologicamente organizados em contedos para cada ano escolar com objetivos especficos e competncias a serem desenvolvidas - ano a ano, de forma sistemtica e sequente, sugerindo habilidades e atitudes a serem desenvolvidas atravs do dilogo inter-religioso, do respeito s diferenas e ao pluralismo religioso.
A metodologia de trabalho parte da realidade scio-cultural-religiosa das turmas, favorecendo o conhecimento, a experincia religiosa, a compreenso da importncia da religiosidade nas pessoas, na busca e no respeito mtuo respondendo s indagaes sobre a vida, a morte, as finitudes humanas e seus desejos e aspiraes infinitas. O material didtico e bibliografias adequadas sero meios pedaggicos do processo ensino-aprendizagem, na
construo do saber religioso como em qualquer outro componente curricular.
No desenvolvimento da religiosidade, o aluno constri a sua espiritualidade e seu saber atravs de experincias concretas, de testemunhos e atitudes de pessoas significativas no seu universo pessoal e coletivo. Necessita ser acolhido e seguro no grupo, vivenciando a afetividade, a interao, a alteridade e a descoberta do Transcendente, sentindo-se como ser nico e integrante da criao e do Absoluto.
As competncias selecionadas pelos respectivos contedos visam convivncia solidria, ao respeito diversidade religiosa, expresso da espiritualidade, valorizao dos textos sagrados e construo da cultura da paz e harmonia no universo.

Objetivos Gerais
Proporcionar o conhecimento dos elementos bsicos que compem o fenmeno religioso,a partir das experincias religiosas percebidas no contexto do educando.
Subsidiar o educando na formulao do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado.
Analisar o papel das tradies religiosas na estruturao e manuteno das diferentes culturas e manifestaes scioculturais.
Facilitar a compreenso do significado das afirmaes e verdades de f das tradies religiosas.
Refletir o sentido da atitude moral, como consequncia do fenmeno religioso e expresso da conscincia e da resposta pessoal e comunitria do ser humano.
Possibilitar esclarecimentos sobre o direito diferena na construo de estruturas religiosas que tm na liberdade o seu valor inalienvel. (FONAPER, 2006).
Objetivos por Campos de Estudo
Culturas e Tradies Religiosas
Conhecer o fenmeno religioso (ou as manifestaes de religiosidade) atravs da cultura e das diversas tradies religiosas, sua funo e seus valores, a partir da idia do Transcendente.
Escrituras Sagradas e/ou Tradies Orais
Investigar e estudar os textos sagrados orais e escritos das tradies religiosas, buscando uma melhor compreenso sobre as crenas que orientam os seres humanos e sobre a sua relao com o Transcendente.
Teologias
Conhecer e analisar as mltiplas concepes do Transcendente, suas representaes nas diversas tradies religiosas, suas crenas e doutrinas, como tambm as possveis respostas norteadoras da vida: ressurreio, reencarnao, ancestralidade e o nada.
Ritos
Conhecer e reconhecer os diversos sentidos e significados expressos pelos rituais, smbolos e espiritualidades das tradies religiosas.
Ethos
Vivenciar situaes de Transcendncia e refletir sobre questes que permitam a compreenso do Ethos como fora interior do ser humano, ajudando os estudantes a adquirirem e a construrem conhecimentos que lhes possibilitem o discernimento entre os diversos sentidos da vida e a realizarem escolhas que potencializem as qualidades do esprito humano como o amor, a tolerncia, o perdo, a compaixo e a responsabilidade pela vida.

6 ANO/5 serie
Objetivo Geral
Refletir sobre elementos religioso-vivenciais, oportunizando ao aluno o seu crescimento pessoal, ainda o conhecimento religioso no decorrer dos tempos, seu valor para a vida pessoal e social.


Campos de Estudo

Contedos

Competncias/ Habilidades

 

 

 

Cultura e Tradies
Religiosas

 

 

 

 

 

Teologias

 

 

Textos Sagrados

 

 

Ritos

 

 

 

Ethos

Descobrindo as caractersticas pessoais
e do outro
- Eu: um ser em construo
- Preconceito, desigualdade, qualidade
Comunidades
-.Histria das comunidades, das famlias,
das sociedades cvicas e religiosas no
contexto escolar
-.Sentido e importncia de viver em
comunidade
-.A importncia das comunidades para a
vivncia da paz, a prtica do dilogo e da
justia
- A famlia e a educao religiosa
- Cultivo da transcendncia
-.A solidariedade na comunidade como
alicerce da sociedade
Folclore e religiosidade popular
Lendas regionais ligadas ao tema
O sagrado na experincia religiosa
pessoal, familiar e comunitria
Valores necessrios para a vida pessoal
e social
- Lideranas
- Sonhos
As diferenas e suas contribuies para
uma sexualidade sadia
- Amizades: ser amigo e cidado
- Contexto familiar
- Atitudes de solidariedade nos diferentes
grupos
- Respeito, solidariedade (ao)
As tradies religiosas e seus projetos
de paz
-.A paz e a tolerncia como grandes
valores entre os grupos sociais
- Dizer no violncia
Os valores necessrios para a vida
pessoal e social, conforme as diferentes
tradies religiosas
- Diferenas religiosas x Paz
- Festas e feriados religiosos
- As diferentes formas de manifestar a f

-.Identificar a presena do
Transcendente na vida pessoal, familiar e na sociedade local.
-.Entender que a vida em
grupo auxilia no crescimento
das pessoas.
-.Construir aes de solidariedade
grupal.
-.Perceber como se manifesta
o sagrado nas tradies religiosas.
-.Formar paradigmas de
sociedade/grupos sadios,
baseados em valores
humanos de igualdade,
justia social e paz.
-.Reconhecer os diferentes
tipos de valores propostos
pelas tradies religiosas.

7 ANO/6 serie
Objetivo Geral
Proporcionar elementos tericos e vivenciais que levem o educando a pensar e a refletir sobre o sentido da vida atravs das crenas, das doutrinas, das normas religiosas, dos mtodos de relacionamentos com o Transcendente para assumirem o compromisso em defesa da vida.


Campos de Estudo

Contedos

Competncias/Habilidades

 

Cultura e Tradies
Religiosas

Teologias

Textos Sagrados

Ritos

Ethos

 

A experincia religiosa: vivncia do mistrio do Transcendente nas doutrinas, ritos e tradies
-.Conceito do Transcendente na diversidade religiosa
-.Histria, festas e ritos da tradio religiosa do estudante
-.As tradies religiosas e o conhecimento revelado
- Estudos sobre o Hindusmo, o Budismo,
o Islamismo e Cristianismo (origem, livro sagrado, fundamentos da f, crenas, principais festas, smbolos sagrados, ritos, celebraes, histrias, lendas, mitos, etc)
Importncia de ter um Transcendente
- Rituais: definies e significados
- Rituais no cotidiano
- Conflitos religiosos
- Fundamentalismo
- Fanatismo
- Tolerncia x intolerncia
O valor da vida nas Tradies
Religiosas (vida em sentido amplo)
-.Valores sociais, morais, ticos, comunitrios, familiares e individuais
Vida x cultura de morte
- Estar na moda, propaganda enganosa, drogas
- Aborto
- Eutansia
- Violncia e outros
Experincias solidrias e a
Transcendncia
- Fazer o bem e sentir-se
- Conhecendo projetos solidrios
A experincia de f como fator influente na formao tica das pessoas, conforme apresentada pelos mitos, crenas e doutrinas religiosas
- Religio e religiosidade
-.As dimenses da f: respeito diversidade
religiosa
- A idia de Transcendente nas religies
Identidade: pessoal, social, afetiva, religiosa, sexual
- O que viver bem?
- Como est a sua vida?
- Como construir um projeto de vida?
A conscincia da sexualidade
-.A compreenso de sexualidade conforme as tradies religiosas: amor nos
relacionamentos

.
-.Conhecer prticas de espiritualidade das tradies
religiosas para se relacionar com o Transcendente.
-.Entender que a experincia
religiosa uma das formas dos seguidores se conhecerem melhor e
vivenciarem seus relacionamentos
com os outros e com o mundo.
- Perceber as influncias das
Tradies Religiosas na vida das pessoas e de uma comunidade.
- Propor sentidos vida num
contexto pleno de significados
como: a f, as cincias, o conhecimento do sagrado, a identidade e corporeidade; diferentes
expresses de sexualidade;
dons e potencialidades;
corpo como templo sagrado; relacionamento e afetividade.

 

Centro Educacional Soben
Mantenedora: Associação Beneficente Cultural Dr. Celso Leme - SOBEN
Rua Otávio Mendes Nº 147 - Centro - Francisco Morato/SP | Telefones: (11) 4488-3260 | 4488-8688