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ENSINO RELIGIOSO
Como todo o ser humano necessita ser preparado para o exercício de falar esta ou aquela língua, comer, dormir, caminhar, vestir-se, também o dado religioso necessita ser desenvolvido e educado. Negar ou omitir isso seria negar e omitir um dado antropológico cultural - substrato de cada cultura e patrimônio da humanidade. João Paulo II já afirmava que “a educação da consciência religiosa é um direito da pessoa humana. O jovem exige ser encaminhado para todas as dimensões da cultura e quer também encontrar na escola a possibilidade de tomar
conhecimento dos problemas fundamentais da existência”.
O Ensino Religioso, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº9.394/96, além de ser “parte integrante da formação básica do cidadão”, assume o caráter de inter-religiosidade, sendo o responsável para apresentar o Transcendente nas diferentes culturas e tradições religiosas, considerando a diversidade existente no Brasil, sendo a ele, terminantemente proibido qualquer forma de proselitismo a favor desta ou daquela crença.
O Ensino Religioso está organizado de forma a contemplar, através de seus conteúdos, os seguintes campos de estudo organizadores:
Culturas e Tradições Religiosas - de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a História das Culturas e Tradições Religiosas “é o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa, relação entre tradição religiosa e ética, teodicéia (parte da metafísica que trata de Deus, de sua existência e de seus atributos), tradição religiosa natural e revelada, existência e destino do ser humano nas diferentes culturas”. (FONAPER, 2006, p. 33).
As Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais - de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “são os textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino, à pregação, à exortação e aos estudos eruditos”. (FONAPER, 2006, 1998, p.34).
As Teologias - afirmações e conhecimentos sobre o Transcendente organizados e sistematizados.
Os Ritos - englobam as práticas celebrativas das diferentes culturas e tradições.
O Ethos - é a forma da moral humana na busca de fins e significados nas questões de alteridade, valores e limites.
Estes campos de estudo estão pedagógica e metodologicamente organizados em conteúdos para cada ano escolar com objetivos específicos e competências a serem desenvolvidas - ano a ano, de forma sistemática e sequente, sugerindo habilidades e atitudes a serem desenvolvidas através do diálogo inter-religioso, do respeito às diferenças e ao pluralismo religioso.
A metodologia de trabalho parte da realidade sócio-cultural-religiosa das turmas, favorecendo o conhecimento, a experiência religiosa, a compreensão da importância da religiosidade nas pessoas, na busca e no respeito mútuo respondendo às indagações sobre a vida, a morte, as finitudes humanas e seus desejos e aspirações infinitas. O material didático e bibliografias adequadas serão meios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, na
construção do saber religioso como em qualquer outro componente curricular.
No desenvolvimento da religiosidade, o aluno constrói a sua espiritualidade e seu saber através de experiências concretas, de testemunhos e atitudes de pessoas significativas no seu universo pessoal e coletivo. Necessita ser acolhido e seguro no grupo, vivenciando a afetividade, a interação, a alteridade e a descoberta do Transcendente, sentindo-se como ser único e integrante da criação e do Absoluto.
As competências selecionadas pelos respectivos conteúdos visam à convivência solidária, ao respeito à diversidade religiosa, à expressão da espiritualidade, à valorização dos textos sagrados e à construção da cultura da paz e harmonia no universo.

Objetivos Gerais
Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso,a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.
Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado.
Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações sócioculturais.
Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.
Refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.
Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável. (FONAPER, 2006).
Objetivos por Campos de Estudo
Culturas e Tradições Religiosas
Conhecer o fenômeno religioso (ou as manifestações de religiosidade) através da cultura e das diversas tradições religiosas, sua função e seus valores, a partir da idéia do Transcendente.
Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais
Investigar e estudar os textos sagrados orais e escritos das tradições religiosas, buscando uma melhor compreensão sobre as crenças que orientam os seres humanos e sobre a sua relação com o Transcendente.
Teologias
Conhecer e analisar as múltiplas concepções do Transcendente, suas representações nas diversas tradições religiosas, suas crenças e doutrinas, como também as possíveis respostas norteadoras da vida: ressurreição, reencarnação, ancestralidade e o nada.
Ritos
Conhecer e reconhecer os diversos sentidos e significados expressos pelos rituais, símbolos e espiritualidades das tradições religiosas.
Ethos
Vivenciar situações de Transcendência e refletir sobre questões que permitam a compreensão do Ethos como força interior do ser humano, ajudando os estudantes a adquirirem e a construírem conhecimentos que lhes possibilitem o discernimento entre os diversos sentidos da vida e a realizarem escolhas que potencializem as qualidades do espírito humano como o amor, a tolerância, o perdão, a compaixão e a responsabilidade pela vida.

6º ANO/5ª serie
Objetivo Geral
Refletir sobre elementos religioso-vivenciais, oportunizando ao aluno o seu crescimento pessoal, ainda o conhecimento religioso no decorrer dos tempos, seu valor para a vida pessoal e social.


Campos de Estudo

Conteúdos

Competências/ Habilidades

 

 

 

Cultura e Tradições
Religiosas

 

 

 

 

 

Teologias

 

 

Textos Sagrados

 

 

Ritos

 

 

 

Ethos

Descobrindo as características pessoais
e do outro
- Eu: um ser em construção
- Preconceito, desigualdade, qualidade
Comunidades
-.História das comunidades, das famílias,
das sociedades cívicas e religiosas no
contexto escolar
-.Sentido e importância de viver em
comunidade
-.A importância das comunidades para a
vivência da paz, a prática do diálogo e da
justiça
- A família e a educação religiosa
- Cultivo da transcendência
-.A solidariedade na comunidade como
alicerce da sociedade
Folclore e religiosidade popular
Lendas regionais ligadas ao tema
O sagrado na experiência religiosa
pessoal, familiar e comunitária
Valores necessários para a vida pessoal
e social
- Lideranças
- Sonhos
As diferenças e suas contribuições para
uma sexualidade sadia
- Amizades: ser amigo e cidadão
- Contexto familiar
- Atitudes de solidariedade nos diferentes
grupos
- Respeito, solidariedade (ação)
As tradições religiosas e seus projetos
de paz
-.A paz e a tolerância como grandes
valores entre os grupos sociais
- Dizer não à violência
Os valores necessários para a vida
pessoal e social, conforme as diferentes
tradições religiosas
- Diferenças religiosas x Paz
- Festas e feriados religiosos
- As diferentes formas de manifestar a fé

-.Identificar a presença do
Transcendente na vida pessoal, familiar e na sociedade local.
-.Entender que a vida em
grupo auxilia no crescimento
das pessoas.
-.Construir ações de solidariedade
grupal.
-.Perceber como se manifesta
o sagrado nas  tradições religiosas.
-.Formar paradigmas de
sociedade/grupos sadios,
baseados em valores
humanos de igualdade,
justiça social e paz.
-.Reconhecer os diferentes
tipos de valores propostos
pelas tradições religiosas.

7º ANO/6ª serie
Objetivo Geral
Proporcionar elementos teóricos e vivenciais que levem o educando a pensar e a refletir sobre o sentido da vida através das crenças, das doutrinas, das normas religiosas, dos métodos de relacionamentos com o Transcendente para assumirem o compromisso em defesa da vida.


Campos de Estudo

Conteúdos

Competências/Habilidades

 

Cultura e Tradições
Religiosas

Teologias

Textos Sagrados

Ritos

Ethos

 

A experiência religiosa: vivência do mistério do Transcendente nas doutrinas, ritos e tradições
-.Conceito do Transcendente na diversidade religiosa
-.História, festas e ritos da tradição religiosa do estudante
-.As tradições religiosas e o conhecimento revelado
- Estudos sobre o Hinduísmo, o Budismo,
o Islamismo e Cristianismo (origem, livro sagrado, fundamentos da fé, crenças, principais festas, símbolos sagrados, ritos, celebrações, histórias, lendas, mitos, etc)
Importância de ter um Transcendente
- Rituais: definições e significados
- Rituais no cotidiano
- Conflitos religiosos
- Fundamentalismo
- Fanatismo
- Tolerância x intolerância
O valor da vida nas Tradições
Religiosas (vida em sentido amplo)
-.Valores sociais, morais, éticos, comunitários, familiares e individuais
Vida x cultura de morte
- Estar na moda, propaganda enganosa, drogas
- Aborto
- Eutanásia
- Violência e outros
Experiências solidárias e a
Transcendência
- Fazer o bem e sentir-se
- Conhecendo projetos solidários
A experiência de fé como fator influente na formação ética das pessoas, conforme apresentada pelos mitos, crenças e doutrinas religiosas
- Religião e religiosidade
-.As dimensões da fé: respeito à diversidade
religiosa
- A idéia de Transcendente nas religiões
Identidade: pessoal, social, afetiva, religiosa, sexual
- O que é viver bem?
- Como está a sua vida?
- Como construir um projeto de vida?
A consciência da sexualidade
-.A compreensão de sexualidade conforme as tradições religiosas: amor nos
relacionamentos

.
-.Conhecer práticas de espiritualidade das tradições
religiosas para se relacionar com o Transcendente.
-.Entender que a experiência
religiosa é uma das formas dos seguidores se conhecerem melhor e
vivenciarem seus relacionamentos
com os outros e com o mundo.
- Perceber as influências das
Tradições Religiosas na vida das pessoas e de uma comunidade.
- Propor sentidos à vida num
contexto pleno de significados
como: a fé, as ciências, o conhecimento do sagrado, a identidade e corporeidade; diferentes
expressões de sexualidade;
dons e potencialidades;
corpo como templo sagrado; relacionamento e afetividade.

 

Centro Educacional Soben
Mantenedora: Associação Beneficente Cultural Dr. Celso Leme - SOBEN
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